top of page

ÁGUA

A água doce é escassa. 97.5% da água do Planeta encontra-se nos oceanos (água salgada). Enquanto 2.5% corresponde a água doce.

Da água doce existente no planeta cerca de 68.7% encontra-se sob a forma de neve e gelo, 30.9% corresponde a água subterrânea e 0.4% encontra-se nos rios e lagos.

A água é uma substância preciosa: sem água não há vida. Todos os seres vivos, inclusive o Homem, precisam de água com qualidade, para serem saudáveis, para a produção de alimentos e para muitos usos industriais e agrícolas.

Relativamente a este precioso recurso natural devem ser equacionadas questões de quantidade e qualidade, as quais se interrelacionam com as problemáticas do consumo e da poluição. A água necessita de uma gestão/controlo adequado, uma vez que a intervenção humana está a causar Desequilíbrios, provocando carências de água e diminuição da sua qualidade.

Para além dos problemas de excesso de consumo de água, existem sérios problemas de poluição deste recurso natural. A água é captada em rios, albufeiras e aquíferos para os nossos usos diários; cada um de nós terá que fazer a sua correta gestão de água atendendo a que estamos a gastar água a uma velocidade superior àquela que a Natureza consegue repor. Este problema assume especial importância em águas subterrâneas, onde o consumo excessivo tem provocado degradações da qualidade da água, principalmente na zona sul de Portugal.


 

A água é um recurso natural fundamental à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta.

 

A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos. Por muitos milhares de anos, subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, esta ideia tinha como base a abundância deste recurso natural na Natureza.

Economizar água para que não falte no futuro é HOJE o grande desafio ambiental.

bottom of page