top of page

ENERGIA

Por cada garrafa de vidro reciclada, há uma economia de energia equivalente a uma lâmpada de 100W ligada durante 4 horas.

Um cidadão da União Europeia produz anualmente 2,3 toneladas de dióxido de carbono; cada cidadão norte americano produz cerca de 5,2 toneladas.

As questões energéticas são questões que entroncam em modelos de gestão de recursos e em estratégias económicas do domínio de mercados, geralmente entendidas em perspetivas de curto prazo.

As disfunções ambientais e sociais que tem gerado um crescente consumo de energia, podem pôr em causa os padrões de vida dos povos que têm sido ao longo dos últimos tempos os principais beneficiários das opções tomadas. As alterações climáticas, resultantes da forma como consumimos a energia podem ter consequências incalculáveis.

O consumo de energia nas cidades faz aumentar a temperatura cerca de 2 a 3ºC em relação à temperatura do campo circundante.

Em Portugal mais de 2/3 da eletricidade é produzida em grandes centrais térmicas a partir de carvão, petróleo e gás natural. Uma pequena parte deve a sua produção à energia hidráulica produzida nas barragens, tendo as energias ditas alternativas ainda uma reduzida expressão.

Todas estas fontes de energia possuem impactos negativos sobre ambiente: da a poluição atmosférica à redução dos recursos não renováveis, passando pela modificação dos ecossistemas.

Saber como poupar energia tornará o nosso mundo mais sustentável. Mas, ao poupar energia, estamos também a reduzir o custo da nossa fatura.

 

São os pequenos gestos do seu dia a dia que farão a diferença e o ajudarão a poupar energia. Ficará surpreendido como pequenas alterações na sua rotina poderão ajudar o equilíbrio do planeta Terra enquanto reduz a sua fatura energética.

bottom of page