top of page

Criação de viveiros de espécies autóctones 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais- 8º ano, foram semeadas bolotas de sobreiros e azinheiras para criação de viveiros destas espécies autóctones. Posteriormente serão transplantadas para o recinto da escola.

As árvores da minha escola 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais- 8º ano, numa atividade ao ar livre no recinto escolar, foi realizado o inventário  das árvores existentes na escola e enviado para a ABAE.

Do inventário deverá constou:

  • um mapa/ planta do espaço exterior do recinto escolar com a localização das árvores e arbustos inventariados e ainda outros equipamentos existentes na escola relevantes. Ex: campos de jogos, bebedouros, horta, etc

  • uma lista das espécies existentes na escola com:

    • o nome vulgar e científico da espécie

    • uma curiosidade sobre a mesma

    • a data em que foi plantada (se for possível esta informação)

    • a origem

Projeto Floresta em Tecido

Descrição geral 

Com o tema ”A minha floresta em tecido” e como proposta de trabalho, o pequeno grupo de alunos (2º/3º ciclos) “Unidade de Ensino especial do Agrupamento de escolas de Cuba” decidiu participar neste concurso, como um incentivo para os alunos, com um trabalho criativo. Todos se envolveram mediante as suas capacidades.

 

Técnicas e materiais utilizados

Dentro dos materiais exigidos na realização deste trabalho, foram os seguintes: t-shirt em desuso, rolhas de cortiça, folhas secas da própria árvore e um tapete em final de vida. As técnicas utilizadas foi o corte transversal e vertical com x-ato (rolhas) e tesoura e colagem dos materiais.

 

Conclusão 

Para realizarmos o nosso trabalho foi feita uma pesquisa documental sobre as caraterísticas da árvore da nossa região “sobreiro/azinheira” folha e fruto “bolota”.

Após o trabalho teórico fomos para a prática com a elaboração, execução e construção do mesmo.

O grupo/alunos participaram e envolveram-se na generalidade com interesse e empenho.

 

Professora responsável

Carmo Ildefonso Carocinho

bottom of page