top of page

Geração Depositrão 8

 

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Constrói o teu Depositrão

 

Envolvimento dos alunos:

Foram efetuadas sessões de esclarecimento/sensibilização e motivação para a necessidade e importância da recolha e reciclagem de REEE. Foram recolhidas ideias em todas as turmas de 3º Ciclo para a elaboração do Depositrão. Esta tarefa esteve a cargo dos alunos de 9º ano e foi a turma B que construiu o trabalho final.

Envolvimento de outros elementos da comunidade:

Foi enviada informação de sensibilização para os encarregados de educação sobre a importância da recolha e reciclagem de REEE.

Foram ainda realizadas ações de sensibilização na restante comunidade educativa, nomeadamente pessoal docente e não docente.

Memória descritiva:

A necessidade da reciclagem é reconhecida por toda a sociedade, embora nem todos tenham ainda interiorizado que esta deverá fazer parte dos hábitos diários de cada um de nós. Cabe às escolas educar as novas gerações, para que estas, por sua vez, possam reeducar pais e avós, e, seja possível criar novos hábitos de utilização e reutilização de materiais e equipamentos.

Através da reutilização de materiais, nomeadamente de caixas de cartão, restos de papeis utilizados nas decorações de Natal e recortes de revistas, a turma B do 9º ano, da nossa escola, criaram um depositrão para recolha de pequenos REEE, com um recetáculo só para pilhas. Nesta tarefa houve a colaboração dos alunos de todas as turmas do 3º ciclo, para recolha de ideias, em colaboração com os professores e auxiliares da ação educativa.

Deste modo, iniciámos este projeto com a recolha de materiais e de ideias, para a reutilização dos mesmos na elaboração do Depositrão.

A necessidade da reciclagem para um desenvolvimento e crescimento sustentável foi a mensagem transmitida.

Material utilizado:

- Caixas de cartão do material de oferta da OB- Johnsons;

- Restos de papel utilizados nas decorações de Natal;

- Recortes de revistas;

- cola e fita-cola.

Mural REEE

 

No âmbito do Projeto Eco- Escolas, a nossa Escola aceitou o desafio de construir um mural que ficasse temporariamente numa parede da mesma, alusivo à temática da separação e encaminhamento correto dos REEE e RP&A. Neste sentido e não esquecendo os objetivos do mesmo, foi feito um trabalho de sensibilização junto dos alunos e famílias, acerca dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).

Demos início a um trabalho de pesquisa que proporcionou um envolvimento ativo tanto da parte dos alunos como dos Encarregados de Educação.

 

A informação foi recolhida e selecionada. Ficámos a saber que existe uma grande variedade de REEE que se agrupam em cinco categorias, definidas com base no seu processo de tratamento, nomeadamente:

  1. Grandes eletrodomésticos;

  2. Equipamentos de arrefecimento;

  3. Lâmpadas;

  4. Televisores e monitores;

  5. Outros.

 

Os REEE devem ser separados consoantes as categorias, armazenados e encaminhados para reciclagem ou valorização. Este sistema é gerido em Portugal pelas entidades gestoras AMB3E e ERP Portugal.

Relativamente aos RP&A, o perigo desse tipo de produtos em fim de vida reside no facto das pilhas e baterias possuírem líquido tóxico na sua composição e, quando deitadas fora incorretamente, podem ser comprimidas e rebentarem, libertando componentes tóxicos (cádmio, chumbo e mercúrio) que se acumulam na natureza e contaminam o solo, os cursos d'água e lençóis freáticos.

Estes componentes afetam o sistema nervoso central, fígado, rins e pulmões, pois são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial e o mercúrio pode ocasionar mutações genéticas.

Feito o trabalho de pesquisa, propusemos a construção do mural respeitando as dimensões sugeridas no concurso: 3m de largura por 1,5m de altura, em que fosse possível observar o percurso desses equipamentos quando deixamos de os utilizar.

Os materiais utilizados no painel foram: papel cenário, cartão, tintas, colas, cápsulas de café, tampas variadas, rolhas de cortiça, palitos, acetatos, película aderente, tecido, plástico, papel de alumínio, botões e linhas.

 

Com o mural pretendemos chamar a atenção da comunidade educativa alertando para o facto de que é imprescindível que os REEE e os RP&A sigam o percurso adequado, nomeadamente: entregando na loja ou nas entregas ao domicílio quando se compra um equivalente; colocando no depositrão e ainda entregando nos centros de receção (locais licenciados, existentes em todo o país). Numa segunda fase são separados por categorias: Os que estão em condições são distribuídos pelas pessoas carenciadas, os restantes são transportados, são valorizados ou reciclados. Os materiais reciclados são separados para darem origem a novas matérias - primas.  

Se os REEE e os RP&A forem encaminhados para aterro ou se não forem convenientemente tratados, os efeitos a curto e a médio prazo serão devastadores. Torna-se assim urgente a consciencialização e mudança de hábitos da população.

 

Este trabalho foi realizado pelos alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Fialho de Almeida, com idades compreendidas entre os seis e onze anos, e respetivos professores em colaboração com os Encarregados de Educação.

BD Família Depositrão

 

No âmbito do Projeto Eco- Escolas, a nossa Escola aceitou o desafio de elaborar uma DB com o objetivo de divulgação e sensibilização, acerca da necessidade de uma correta separação e encaminhamento correto dos REEE e Pilhas. Neste sentido e não esquecendo os objetivos do mesmo, foi feito um trabalho de sensibilização junto dos alunos e famílias, acerca dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).

A necessidade da reciclagem é reconhecida por toda a sociedade, embora nem todos tenham ainda interiorizado que esta deverá fazer parte dos hábitos diários de cada um de nós. Cabe às escolas educar as novas gerações, para que estas, por sua vez, possam reeducar pais e avós, e, seja possível criar novos hábitos de utilização e reutilização de materiais e equipamentos.

A equipa REEE representa a Geração Depositrão. As personagens são muito atrativas, interagem umas com as outras e constituem um recurso pedagógico valioso na tarefa da sensibilização. As bandas desenhadas apresentam uma linguagem simples e bem-humorada e os passatempos são bastante interessantes. 

Este trabalho foi realizado pelos alunos da turma A do 7º ano da Escola Básica Fialho de Almeida, com idades compreendidas entre os 11 e 13 anos, em colaboração com os Encarregados de Educação.

 

 Envolvimento da comunidade

 Foi envolvida toda a comunidade educativa: Encarregados de educação, alunos, pessoal docente e não docente.

 

Material utilizado

Folha de papel A4

Lápis de carvão

lápis de cor

bottom of page