top of page

Eco-código

 

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.

 

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

 

O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.

 

A opção de apresentar o Eco-Código em forma de poster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-escola se compromete a respeitar.

O nosso Eco-Código

 

A necessidade da proteção ambiental é reconhecida por toda a sociedade, embora nem todos tenham ainda interiorizado que esta deverá fazer parte dos hábitos diários de cada um de nós. Cabe às escolas educar as novas gerações, para que estas, por sua vez, possam reeducar pais e avós, e, seja possível criar novos hábitos de proteção da natureza no mundo em que vivemos.

 

Neste sentido e não esquecendo os objetivos do mesmo, foi feito um trabalho de sensibilização junto de alunos, acerca da importância da preservação do ambiente. Na aula de Português, os alunos responderam a um teste ambiental “És amigo da Natureza?”. Depois, efetuaram a soma dos pontos obtidos e refletiram sobre o seu próprio “perfil ambiental”.

 

De seguida, foi-lhes solicitado que elaborassem frases sobre a proteção ambiental para a realização do cartaz com o eco-código.

 

O cartaz foi elaborado em suporte (A2) numa cartolina verde; o tratamento de fundo foi feito com folhas de cartolina de várias cores (verde, azul e castanho, que remetem para as cores da Natureza), de vários formatos e tamanhos.

 

As frases foram impressas em papel colorido, recortadas e coladas.

 

 

O trabalho foi realizado pela turma do 6º B sob a coordenação da professora de Português, Fernanda Rito.

 

 

bottom of page